Os Sensores da I.E.

Fórum destinado a explicação do que significa, como funciona, cada peça ou sistema.
Pode ter imagens para evitar que as outras Partes do Fórum, ou restes tenham imagens repetidas.
TOM BH
Tipeiro
Tipeiro
Estado: Minas Gerais
Modelo Carro: TIPO 1.6 i.e.
Ano/Modelo: 95
Contato:

Os Sensores da I.E.

Mensagempor TOM BH » 28 Ago 2008 21:30

Os sensores são componentes que captam informações para a central, transformando movimentos, pressões, e outros, em sinais elétricos para que a central possa analisar e decidir qual a estratégia a seguir.

Sensor de posição da borboleta de aceleração - Este sensor informa a central a posição instantânea da borboleta, ele é montado junto ao eixo da mesma. Ele permite a central identificar a potência que o condutor esta querendo do motor, entre outras estratégias de funcionamento.

Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento - Informa a central à temperatura do líquido de arrefecimento que é muito idêntica à temperatura do motor. Nos momentos mais frios o motor necessita de mais combustível.

Sensor de temperatura do ar - Este informa a central a temperatura do ar que entra no motor, junto com o sensor de pressão a central consegue calcular a massa de ar admitida pelo motor e assim determinar a quantidade de combustível adequado para uma combustão completa.

Sensor de pressão do coletor - Responsável por informar a diferença de pressão do ar dentro do coletor de admissão, entre a borboleta e o motor, e o ar atmosférico.

Sensor de rotação - Informa a central a rotação do motor e na maioria dos sistemas a posição dos êmbolos, para a central realizar o sincronismo da injeção e ignição. Na maioria dos projetos ele é montado acima de uma roda magnética dentada fixada no virabrequim, mas pode ser encontrado em outros eixos também.

Sensor de detonação - Permite a central detectar batidas de pino no interior do motor. Esse sensor é fundamental para a vida do motor, já que os mais modernos trabalham em condições criticas, a central debilita ( corta potência ) temporariamente o motor para prevenir uma quebra.

Sensor de Oxigênio - Este sensor fica localizado no escapamento do automóvel, ele informa a central a presença de oxigênio nos gases de escape, indicando uma combustão incompleta. Nos automóveis que podem rodar com mais de um combustível ou com uma mistura entre eles ( mais conhecidos como Total-flex ou Bicombustivél que são os que rodam tanto com álcool como com gasolina ) esse sensor é o responsável por identificar o combustível presente no reservatório ( tanque ).

Sensor de velocidade - Informa a velocidade do automóvel, esse sensor é mais que essencial para um vasto número de estratégias da central.

By http://www.cartuningrevolution.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Karyoka
Tipeiro
Tipeiro
Estado: RJ
Modelo Carro: Tipo 1.6 IE Completaço-aço-aço

Re: Os Sensores da I.E.

Mensagempor Karyoka » 29 Ago 2008 11:12

Excelente matéria, acho que o exemplo deve ser seguido por todos que tiverem assuntos relacionados à manutenção dos nossos carangos.

TOM BH
Tipeiro
Tipeiro
Estado: Minas Gerais
Modelo Carro: TIPO 1.6 i.e.
Contato:

Mensagempor TOM BH » 29 Ago 2008 12:25

Karyoka escreveu:Excelente matéria, acho que o exemplo deve ser seguido por todos que tiverem assuntos relacionados à manutenção dos nossos carangos.

De pleno acordo! Abraços a todos!

manoel felix
Usuário
Usuário
Estado: SP
Modelo Carro: Tipo 1.6 ie
Ano/Modelo: 94

Mensagempor manoel felix » 25 Nov 2008 16:13

Fala ái... blz..

Pessoal, meu tipo começou a falhar, apos apassar o scanner, ele acusou problema no sensor de borboleta, ja troqui duas vezes e funciona bem nos primeiros dias depois ele volta a apresentar problema, fica acelerando sozinho, e as vezes chega a morres... a Minha dúvida é se isso é apenas questão de ajuste ou se pode existir um problema maior, q não está sendo rastreado pelo scanner. O que vcs acham?
Valeuuu

tipomeu
Tipeiro
Tipeiro
Estado: Rio de Janeiro
Modelo Carro: IE 1.6 94/95
Contato:

Mensagempor tipomeu » 04 Dez 2008 12:58

Boa tarde,
gostaria de saber se possivel com fotos onde exatamente fica cada um dos sensores.
desde ja agradeço !!!!!

KnD
Usuário
Usuário
Estado: SP
Modelo Carro: MPI 1.6
Ano/Modelo: 97
Contato:

Mensagempor KnD » 04 Dez 2008 14:33

Caros amigos aproveitando o topico e pedindo ajuda a quem puder pergunto ...... alguem sabe quais sao os sensores e onde ficam cada um deles no modelo Mpi ?

Minha principal duvida eh quanto a um sensor que fica no corpo da valvula termostatica ..... o sensor de temperatura do painel nao é porque esse eu troquei e fica no bloco um pouco acima das velas ......

Vlw Galera
KnD
Tipo MPi 97/97
Lanternas Traseiras By Tipo Clube - SP
Painel Personalizado By Tipo Clube - SP
Bancos / Laterais e Volante em Couro
Grandioso És tu Senhor !

tipomeu
Tipeiro
Tipeiro
Contato:

Mensagempor tipomeu » 09 Dez 2008 13:05

ALGUEM. poderia mostrar com fotos onde fica cada sensor? :?:

Marcelo Eduardo
Membro
Membro
Estado: MG
Modelo Carro: Tipo 1.6ie 94/94 Completo
Contato:

Mensagempor Marcelo Eduardo » 11 Dez 2008 11:53

Acontece que o um dos grandes problemas do tipo(pelomenos o meu) quevc troca o sensor da borboleta e a sonda lampida, depoisaluz da injeção começa a acender. vc leva na oficina, passa o rastreador ai adivinha o que acusa? as porcarias dos dois sensores, o da borboleta e sonda lampida. eu estou puto com isso. tudo bem que quando vc troca o da borboleta o carro para de ter os problemas constatados, mais a luz quando vc menos espera acende ai apaga ou fica mais tempo acesa ai passa o rastreador e la vem de novo o sensor da borboleta. isso esta me tirando do serio em 4 anos e o quarto sensor que eu troco, aliais não tem mais nenhum pra trocar no tipo ,ja troquei todos, o carro começou a travar na estrada comigo, eu acelerava mais ele ficava segurando não passava dos 90Km, ai parava nos sinais ele caia a rotação e moria, a a luz mais acesa que nunca e claro, consequencia outro sensor da borboleta!!! resolvido mais sempre quando a danada da luz aparece quem paga o parto e sempre o sensor da borboleta a sonda lampida. eu estou puto com isso esses sensores dão pau de mais isso me desanima muito com o meu tipão infelismente nesses 4 anos juntos não aguento esses sensores essas falhas no carro.
desculpem amigos pela choradeira mais eu tinha que falar, se alguem souber de alguma coisa que tenha que fazerpor favor me falem. Abraços!!!

M@rcelo CPF

tipomeu
Tipeiro
Tipeiro
Contato:

Mensagempor tipomeu » 11 Dez 2008 20:01

vamos administradores deen uma luz !!!!!
ja não aguento +

tipomeu
Tipeiro
Tipeiro
Contato:

Mensagempor tipomeu » 12 Dez 2008 13:43

EU TENHO + o problema e que não sei onde fica exatamente cada sensor!

Elson Soares
Usuário
Usuário
Modelo Carro: TIPO 1.6 95
Contato:

Mensagempor Elson Soares » 12 Jan 2009 11:28

Bom vou falar do caso da 1.6 ie
os componetes: sensor de rotação,bobina,sonda lambda,e o interruptor de minimo( que fica dentro do motor de corrente continua, o atuador de lenta..) são ATERRADOS pelo fio 18 do conector do uce, logo, uma idéia simples,,....antes de trocar componentes, principalmente com esses relatos de trocas dos componetes que eu citei, pode ser apenas o aterramento, existe 2 porcas atraz do coletor da admissão onde se encontra aterramento ali, tem que estar tudo ok, todos os fios devem ser testado sua continuidade, outro toque é a oxidação da pinagem do módulo, para tabalhar bem com o monomotronic, o ideal por incrivel que pareça, não é trabalhar com scannear, e sim com PIN OUT, que é um aparelho simples( colocado entre o conector e a uce) que testa toda a continuidade do chicote, valores otimos de atuadores e sensores. o chicote e seu aterramento desse sistema foi a parte fraca do sistema da bosch.fora isso, essa injeção é uma mãe! outra coisa,sei que são as peças mais salgadas,mais o sistemas da Bosch não aceitam bem sistemas "paralelos",assim como os aparelhos de testes de outras marcas, parece escroto, mais existe uma rivalidade industrial que vcs não tem noção, vc tem scanner bosch e tem produtos bosch em grande parte dos veiculos fabricados, mais vc já viu um atuador de marcha lenta da RAVEM?KAPTOR2000?NAPRO?, nem todos esses sistemas conseguem "ler" 100% erros,mas o ESI tronic lê a porra toda, e em alemão ,rs.

então amigos, peças?? originais! mais antes de tudo , verifique a continuidade dos fios, oxidações ou falta de aterramento, pois são 99% das "dores de cabeças" ( são sempre as coisas mais simples) é chato de fazer? é , é sim,mexanico não quer ter dor de cabeça.,que ver o que o scanner diz e "trocar peças"....ai qnd não dá certo ele diz:troca o tbi!!! mais facil meter a culpa em uma peça de 4000 pilas né?
em caso de pane geral, ou seja, apagou tudo.( o bico não pulsa e a bomba não faz barulho) isso geral ja sabe que é o relê,o aterramento do relê é feito pelo fio 28, ou seja , controlado pelo módulo, é outra continuidade altamente perigosa, pois qlqr mal contato nesse fio o carango vai ficar muito louco! rs, mais é só um fio.

abs amigos, sou novo aqui e espero ajudar com o pouco que eu sei!
não desanime com seu carangos!!!

estou as ordens!

POSITIVO!

Karyoka
Tipeiro
Tipeiro
Modelo Carro: Tipo 1.6 IE Completaço-aço-aço

Mensagempor Karyoka » 14 Jan 2009 13:21

Elson Soares, muito boas suas dicas. Vou imprimir e guardar. Abraços.

Elson Soares
Usuário
Usuário
Contato:

Mensagempor Elson Soares » 16 Jan 2009 11:22

Karyoka escreveu:Elson Soares, muito boas suas dicas. Vou imprimir e guardar. Abraços.

obrigado brother,estamos todos no mesmo "barco",no que der para ajudar, estou a disposição , abs e bons momentos com seu "tipão"

Elson Soares
Usuário
Usuário
Contato:

Mensagempor Elson Soares » 10 Fev 2009 18:34

a propósito, dê preferencia a mecânicos que trabalham com o equipamento "KTS" da bosch,se possivel com o banco de dados do Esi tronic....0% de chance de acontecer uma leitura errada, podem acreditar. :wink:

claudio964
Usuário
Usuário
Estado: rio de janeiro
Modelo Carro: tipo 1.6 I.E

Mensagempor claudio964 » 25 Fev 2009 15:05

Pyxis escreveu:Quanto ao pedido de fotos, varia em função do motor (temos basicamente quatro motorizações).

Quem tiver fotos, podemos organizar as mesmas a medida que chegarem.

Ficaremos aguardando as fotos ou imagens que identifiquem os sensores relacionados pelo Tom-BH
oi galera boa tarde. eu tentei ver no site da xpeedclube a parte de testes de sensores mas não consegui abrir...se alguem pudesse mandar pro meu e mail eu ficaria bastante agradecido. claudiodfelix@hotmail.com. obrigado pela ajuda.

Voltar para