Válvula EGR

Fórum destinado a explicação do que significa, como funciona, cada peça ou sistema.
Pode ter imagens para evitar que as outras Partes do Fórum, ou restes tenham imagens repetidas.
Webmaster CdT
Administrador
Administrador
Estado: Brasil
Modelo Carro: Tipo
Ano/Modelo: 93
Contato:

Válvula EGR

Mensagempor Webmaster CdT » 07 Fev 2015 15:57

EGR é o acrônimo da expressão em inglês “Exaust Gases Recirculation” que significa válvula de Recirculação dos Gases do Escapamento.

Gerenciada pela ECU/UCE (inglês ECU - Engine Control Unit ou UCE Unidade de Controle do Motor) libera passagem de gás queimado do coletor de escape para o coletor de admissão baixando a temperatura na câmara de combustão e diminuindo emissão de poluentes.

Corte da Válvula EGR
Imagem

Funcionamento Vávula EGR
Imagem

CaioATGuimaraes
Usuário
Usuário
Estado: Rio de Janeiro
Modelo Carro: Fiat Ipo 1.6 IE
Ano/Modelo: 96

Re: Válvula EGR

Mensagempor CaioATGuimaraes » 24 Mar 2015 08:14

Ótima matéria!

Estou trabalhando para adaptar o EGR no meu Tipão.

A única coisa que eu fiz, foi ligar a mangueira de recirculação que já existe nos Tipos, direto na mufla.

Mas para quem quiser adaptar, basta comprar as peças EGR (válvula, cooler, Emulator, etc.) que fica top.

No caso do gerenciamento pela ECU, basta usar um emulador EGR. Vejam as fotos abaixo.

Imagem
Imagem
Imagem

Webmaster CdT
Administrador
Administrador
Estado: Brasil
Modelo Carro: Tipo
Ano/Modelo: 93
Contato:

Mensagempor Webmaster CdT » 25 Mar 2015 12:20

CaioATGuimaraes escreveu:Ótima matéria!

Estou trabalhando para adaptar o EGR no meu Tipão.

A única coisa que eu fiz, foi ligar a mangueira de recirculação que já existe nos Tipos, direto na mufla.

Mas para quem quiser adaptar, basta comprar as peças EGR (válvula, cooler, Emulator, etc.) que fica top.

No caso do gerenciamento pela ECU, basta usar um emulador EGR. Vejam as fotos abaixo.

Caio,

Qual o sentido do emulador? Em caso de não achar o EGR?

CaioATGuimaraes
Usuário
Usuário
Estado: Rio de Janeiro
Modelo Carro: Fiat Ipo 1.6 IE
Ano/Modelo: 96

Mensagempor CaioATGuimaraes » 25 Mar 2015 13:27

Webmaster CdT,

O emulador é responsável por controlar a eletroválvula EGR, quando não é possível fazer isso diretamente pela ECU.

A ligação dele é feita de forma fácil, porém, precisa-se do sensor MAP para que o emulador possa obter as informações.

Bem, em caso de não achar o EGR, a ligação permanecerá como o meu está agora, somente com aquele mangote de 1.5" ligado do coletor à mufla. Vou fotografar a ligação aqui do Tipão para poder mostrar ao pessoal.

PS: Essa ligação do escapamento ao TBI já era antiga e própria do IE. Eu apenas adaptarei o EGR, para que não entre gazes de qualquer forma no TBI. E para que eles não entrem tão quentes como são agora. Pois a temperatura é elevadíssima. E com o sistema EGR, o cooler dá uma amenizada, pois funciona com água.

Voltar para