Pneus Run Flat

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Pneus Run Flat

Mensagempor Webmaster CdT » 02 Mar 2015 02:06

Pneus Runflat: Como funcionam, Vantagens e Desvantagens

Muitos motoristas já estiveram na situação de um pneu estourar devido á um buraco ou prego na pista. Aquele sentimento de escutar um
barulho vindo do pneu ou de sentir a direção do carro puxando para um lado não é uma experiência agradável. O perigo, tempo e sujeira de
trocar o pneu do lado de uma pista não está na lista de atividades desejadas quando saímos de casa de manhã.

Mas este problema é tão velho como a invenção do próprio pneu e por isso não deve ser surpresa que as primeiras versões do pneu Run Flat
foram lançadas em 1934 pela Michelin. Em 1958 a Chrysler junto com a Goodyear lançou uma versão mais moderna e em 1972 a Dunlop
laçou sua própria tecnologia nesta área. Hoje a maioria dos carros da BMW e Mini vêm equipados com pneus Runflat da Bridgestone,
Pirelli e Michelin.

Os pneus Run flat também são conhecidos no Brasil como “Pneus Blindados”. O qual leva alguns a acreditar que são resistentes a furos, rasgos
ou até levar um tiro de arma. Por isso vamos explicar um pouco sobre estes pneus para ter um melhor entendimento de como funcionam e suas
vantagens e desvantagens.

O propósito do pneu RFT é permitir que o veículo continue rodando após um furo por certa distância a uma velocidade adequada. Assim o
motorista pode localizar um local seguro para parar ou até achar um auto center, borracharia ou loja de pneu. Os pneus Run flat conseguem
continuar rodando com segurança até após a completa perda de ar, ao contrário do que um pneu normal, que pode levar a destruição da roda
e danificação do carro.

Cada fabricante de pneu tem uma variação em sua tecnologia de pneus RFT e mesmo com tecnologias bastante avançadas também possuem
falhas quando colocado a prova em situações reais.

Então como funcionam os pneus Run Flat?

A maioria dos pneus Run Flat são conhecidos como "autoportantes" (Pneus que se auto-suportam).

Perfil Comparativo
Imagem

Estes pneus têm uma parede lateral mais grossa e portanto, mais forte, o que é capaz de transportar com segurança o peso de um veículo
(geralmente até 80 KM em até 88 KM/H). Uma série de marcas populares oferecem opções run-flat para os pneus mais populares, que são
facilmente identificadas pelas abreviaturas na lateral do pneu. Por exemplo, a Goodyear chama esta linha de ROF (RunOnFlat), a Bridgestone
e Firestone utilizam a abreviação RFT (Run Flat Tire); a Michelin utiliza as letras ZP qual se refere a Zero Pressure. Os pneus Pirelli são
conhecidos como Run Flat, os Dunlop tem o nome de DSST (Dunlop Self Supporting Technology); ou EMT (Extended Tecnologia da Mobilidade),
e a Yokohama como ZPS (Zero Pressure System).

As vantagens dos pneus Run Flat são: a habilidade e segurança de se mobilizar após um furo, a economia de peso e espaço no carro em carregar
um estepe e ferramentas.

As desvantagens do pneu RunFlat podem ser observadas no preço, já que custam mais do que pneus normais e podem ser mais difíceis de encontrar no mercado.

Então, depende de cada pessoa proprietário avaliar se os pneus Run Flat são ou não a melhor opção para o seu veículo.

Fonte: http://www.pneusfacil.com.br

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